PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: A FERRAMENTA QUE TRANSFORMA VIDAS!

Querida leitora, eu sei que falar de finanças pode ser muito assustador e em alguns círculos pode ser um grande tabu. Ao falar de dinheiro, provavelmente você já pensa em planilhas complexas e cheias de fórmulas ou aquelas siglas confusas que você não faz ideia do que significam. Mas o fato é: não podemos negar a importância que ele tem na nossa vida. Ele é energia e moeda de troca para tudo na nossa vida – família, trabalho, saúde, relacionamentos, realização de sonhos e objetivos.

Aqui no The Squad outras colegas já falaram sobre a importância da independência financeira feminina e como você pode começar a monetizar suas redes sociais. Neste meu texto de estreia, quero te contar um pouco mais sobre a profissão que escolhi para transformar a vida das mulheres e que também acabou transformando a minha: o planejamento financeiro pessoal.

Eu sei que o termo “transformar vidas” pode parecer extremamente clichê, mas imagine ter o poder de escolha para tudo na sua vida: quando você vai se aposentar, onde você vai morar, com quem você vai se relacionar, não precisar se preocupar em ser demitida, conseguir abrir seu próprio negócio, fazer as viagens que você sempre sonhou. De bens materiais a relacionamentos, poder decidir TUDO o que você quiser! Esse é o poder que ter um planejamento financeiro pessoal proporciona.

É um processo dinâmico, compreensivo e totalmente humanizado, que coloca a pessoa antes dos números. Esse é o diferencial que mais me encanta: sua vida como um todo é considerada, sua história, sua família, se você está feliz com seu emprego ou negócio, seus relacionamentos, quais são seus planos e objetivos para o futuro, como você lida com seu dinheiro, entre outros fatores. Toda a organização e estratégia são traçadas em torno da sua pessoa e não das suas posses, possibilitando uma visão holística e clara da situação, uma melhor gestão dos contratempos, bem como das grandes mudanças que temos na vida.

Durante o processo de planejamento, passamos por duas grandes etapas:

  • Realizamos um grande diagnóstico da sua vida financeira, verificando como está sua situação atual e quais são os pontos mais críticos que precisarão ser trabalhados.
  • Aprofundamos e damos ênfase, de forma personalizada conforme cada necessidade, nos 6 grandes pilares do planejamento financeiro:

– Gestão financeira: o primeiro passo, onde analisamos seu orçamento e fluxo de caixa, capacidade de poupança, reserva para emergências, uso de crédito e gestão de dívidas.

– Gestão de riscos: falar sobre a morte é delicado, mas necessário. Se você vier a faltar amanhã, sua família estará protegida? Ela terá como se manter ou as finanças serão seriamente comprometidas?

Gestão de ativos: seu patrimônio está investido de acordo com os seus sonhos e projetos? Você sabe se está obtendo uma rentabilidade de acordo?

– Planejamento de aposentaria: um dos temas mais desafiadores, onde veremos e analisaremos as necessidades para sua aposentadoria e tranquilidade financeira nessa fase.

– Planejamento sucessório: falaremos sobre a sucessão do patrimônio, aspectos de direito de família e sucessão e impactos tributários na sucessão.

– Planejamento tributário: abordaremos a incidência dos tributos sobre seu patrimônio, bem como aspectos da declaração de Imposto de Renda.

Eu sei que esses nomes e termos assustam num primeiro momento. É fácil se sentir perdida, confusa e estressada sobre suas finanças, sem saber por onde começar ou como fazer. Se permitir trabalhar com um planejador financeiro garante bem-estar financeiro e tranquilidade para o presente e para a longevidade. Quanto mais cedo começamos a tratar dessas questões, mais tempo temos para nos organizar e dar um norte para nossa vida financeira.

Minha intenção com esse texto é te apresentar essa maravilhosa ferramenta, ainda nova no Brasil, mas que possui um poder imenso de impactar e transformar sua vida. Ah, e se você acha que o planejamento financeiro é só para quem tem dinheiro, vou te contar um segredo: não é! Nos próximos textos iremos conversar sobre isso, estamos apenas começando!

Mande suas perguntas, dúvidas ou sugestões no meu direct ou do The Squad, para que possamos sempre criar conteúdo de valor para você.

Um abraço e até a próxima! 😀

Fer Rovaris
Fer Rovaris

Empreendedora, planejadora financeira pessoal, eterna curiosa, apaixonada por finanças e pessoas, a Fer tem como causa ajudar outras mulheres empreendedoras a atingir a tão sonhada autonomia e liberdade financeira para que nunca mais dependam ou sejam diminuídas por ninguém! Venha empreender e enriquecer como uma mulher selvagem no Instagram @financasfer.