
INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA: QUEM NÃO QUER?
Não é o sonho de todo mundo achar a fórmula mágica para atingir a tão sonhada independência financeira? Sair e comprar o que quiser sem olhar os preços, investir na bolsa (chique né?), viagens, viver sem limites…
Porém, a tão desejada independência financeira, natural para os homens e bem mais inatingível para as mulheres, não é tão fácil assim de ser alcançada e não há fórmula secreta.
O que há é muito trabalho para nós mulheres, que estamos nos desdobrando em mil para conseguirmos dar conta de tudo e chegar no final do dia com a leve sensação de que estamos nos aproximando dessa conquista.
“independência financeira é poder, é poder de escolha, é poder ir e vir, é poder tomar decisões”
É preciso superar as muitas pedras no caminho, ter mãos calejadas e coragem para os desafios constantes. Há que guardar na gaveta de calcinhas aquele medo de negligenciar tarefas de casa em busca de um espaço que aos poucos se abre e ir em busca das poucas oportunidades onde podemos mostrar do que somos capazes.
Mas por que nos darmos ao trabalho de buscar essa independência? Porque independência financeira é poder, é poder de escolha, é poder ir e vir, é poder tomar decisões.
Vou contar duas histórias lá de casa. Eu me lembro quando a minha avó começou o ensino médio aos 60 anos e conseguiu seu primeiro emprego aos 70 anos. A alegria de poder fazer o que quiser com o seu salário mínimo, sem precisar dar satisfações ao meu avô…. Assim como a minha mãe, que depois de 20 anos de violência doméstica, conseguiu a sua independência financeira para sair daquela situação e começar uma vida nova, na verdade, começar a viver.
Mas por onde começar?
Não estou falando que vai ser fácil não. O exercício que se impõe, entretanto, é assumir o seu papel nessa história. É parar de repetir frases do tipo: “eu não entendo nada de finanças, o meu marido resolve tudo com relação ao dinheiro, isso é muito complicado“. Isso faz parte SIM da sua vida e está tudo bem começar com passos de tartaruga.
O primeiro passo é conhecimento. Comece a se interessar pelas finanças da sua casa, pelos gastos que você e sua família têm, procure saber qual a renda da sua família. Saiba quais são os momentos financeiros difíceis que estão passando e se estão guardando dinheiro para o futuro. Entenda o básico. Conhecimento também é libertação, conhecimento também evita manipulações.
O segundo passo é construir a sua própria independência financeira. Isso também acontece aos poucos, mas por meio de metas a serem alcançadas. Guarde as inseguranças e utilize as suas oportunidades. Comece a quebrar os mitos e busque a divisão de tarefas, tanto dentro como fora de casa. O jantar poderá atrasar, o banho dos meninos talvez não seja dos melhores, mas esses são os novos tempos para as mulheres. Seja com dificuldade, em home office, com a ajuda de familiares, vizinhos ou sozinha mesmo, mas vai do que jeito que der. Vai caminhando para a frente, se desenvolvendo e construindo a sua independência, passo a passo. A independência vem com um trabalho que você gosta de fazer, onde você possa demonstrar o seu talento, onde você é reconhecida. Se você não desistir, eu garanto: o lucro será líquido e certo!
Nós estamos apenas no começo. Vamos continuar dando dicas mais específicas de como melhorar o seu planejamento financeiro, dicas de investimentos e muitos outros tópicos. Mande perguntas e dúvidas por meio dos comentários do Instagram do The Squad para que possamos moldar o conteúdo a seu favor.