O QUE FAZER NA HORA DE TROCAR DE EMPREGO: 5 PASSOS SIMPLES!

Parece simples, mas na prática é mais complicado. Às vezes a gente se vê insatisfeito na nossa própria cadeira, estagnado na nossa posição, ansioso pelo próximo passo. Trocar de emprego nunca é fácil – gera preocupação, ansiedade e exige coragem. Quando a insatisfação bate e você sabe que é hora dar o próximo passo, o que fazer? Pensando nisso, listei aqui cinco passos simples que procuro seguir quando sinto que chegou a hora de uma nova aventura. Espero que te ajudem também!

1. ser cara de pau é uma arte

Dá vergonha, eu sei. Mas precisamos aprender a vender o próprio peixe. Converse com amigos, procure profissionais que já trabalharam com você e frequente palestras e fóruns de assuntos que te interessam. Deixe que seus colegas saibam de seus projetos e ideias. O LinkedIn é uma excelente plataforma para você se manter ativa no mundo corporativo, mantenha-o sempre atualizado. Sinto que a rede social ganhou muita força também em áreas mais informais e criativas, por isso dê um carinho extra ao seu perfil.

2. já pensou em ter um hobby?

“Tenha sempre um plano B, você nunca sabe quando ele pode se tornar seu plano A.” Outro dia uma amiga me disse isso e eu não poderia concordar mais. Seja ele dentro ou fora da sua área original de atuação, mantenha-se sempre conectada com o que você ama. No mundo da redes sociais, sua paixão pode muito bem se tornar seu ganha pão. Procure não se rotular e permita que todos os seus skills abram portas de oportunidade.

3. procure pela resposta nas entrelinhas

Já parou pra pensar que talvez esteja na hora de uma transição de carreira? A insatisfação pode morar no fato de você não se identificar mais como a profissional que você é – e tá tudo bem! Recomeçar é sempre mais desafiador, por isso você vai precisar de um dose extra de organização e paciência. Já sabe pra onde ir? Não tenha receio de dar um passo pra trás para iniciar em uma nova área. Ainda não sabe qual caminho seguir? Cursos rápidos são excelentes para sentir o território e descobrir se o assunto combina com você.

4. é a hora de tirar aquele projeto da gaveta

Não precisa ser nada gigante – pode ser aquela ideia que você não engatou no trabalho, mas segue acreditando. Pode ser uma ajuda pra sua prima, que precisa divulgar um novo negócio, ou até uma mentoria a novos e pequenos empreendedores. A gente tende a ficar preso à nossa própria rotina, achando que o mundo não precisa de mais ideias. Mas a verdade é que boas iniciativas nunca passam despercebidas. Anos depois de deixar meu posto de jornalista, voltei a escrever pro The Squad para reviver essa paixão pelas letras. Tem sido uma reconexão e tanto <3

5. planejamento é tudo

Planejar ajuda a diminuir a ansiedade e te mantém ativa na busca. Trace pequenas metas, coloque-as no papel e procure cumpri-las semanalmente. Às vezes a busca demora mesmo, faz parte! Quando estamos insatisfeitos, tendemos a cair naquela cilada de reclamar de tudo, mas não faz nada para mudar. Dar o primeiro passo já é um exercício de coragem.

Fernanda Jacob
Fernanda Jacob

Jornalista, comunicadora, marketeira, capricorniana. Jornalista formada pela Cásper Líbero, em São Paulo, trabalha atualmente com marketing. Divide sua experiência no universo da moda e fala sobre carreira e os desafios que as mulheres encontram no mercado de trabalho.