TRÂNSITOS ASTROLÓGICOS DA SEMANA (19 a 25 DE JULHO)

A semana que vai do dia 19 ao dia 25 é marcada por aspectos harmônicos entre Mercúrio, Urano, Plutão e Netuno. Depois de duas semanas extremamente intensas, tendo que lidar com oposição do Sol em Câncer com a famigerada tríade em Capricórnio e uma quadratura entre Marte e Mercúrio, podemos respirar um pouco mais aliviadas agora. Serão dias em que, de alguma forma, conseguiremos sintetizar a razão, a necessidade de mudança, a liberação do controle e a imaginação na fecundação do novo ciclo que começa dia 20, na segunda, com a Lua Nova.

No domingo, dia 19, a tendência é estar especialmente sensível. Se atente se não está levando as coisas para o lado pessoal, tanto em relação a outras pessoas, quanto em relação a vida em si. Muito se fala de uma nova realidade, mas sejamos sinceras, ela já está aí. Desde o início do ano estamos no adaptando a ela, e essa adaptação vem acontecendo num movimento de restrição. A compensação natural da psique é que vá ao oposto extremo. A auto observação aqui se faz necessária para que não descontemos no outro nossas frustrações. Com a oposição entre Sol e Saturno, elas estarão mais latentes, uma vez que Saturno traz forte a sensação de limitação. Por isso, o conselho que dou é: abuse da imaginação. Isso mesmo, faça planos. A Lua faz um aspecto harmônico com Urano, o que traz uns insights completamente inovadores, aquelas ideias que merecem ser anotadas. O desafio sempre será trazer do mental para o prático. Mas tudo o que foi concretizado no mundo começou, um dia, no campo das ideias.

A segunda, dia 20, é um dia de fortes emoções. Dia de Lua Nova, a segunda em Câncer do ano. Às 14h34min ela fica Nova e logo depois fica fora de curso, até entrar em Leão, às 17h17min. É como se o cosmos dissesse: “ainda não acabamos o trabalho interno necessário, mas respira fundo e toma aqui uma dose solar de energia pra você não desistir”. Essa segunda lunação em Câncer é mais um convite pra fazermos as pazes com esse território emocional que nos habita e o que nos traz segurança dentro dessa aventura que é olhar pra dentro. Não é coincidência que também na segunda o Sol fica oposto a Saturno e a Lua conjunta a Júpiter, Plutão e Saturno. Câncer e Capricórnio fortemente ativados, trazendo a importância de olharmos para a forte necessidade de controle que trazemos enraizada. Confie na sua potência, na força que traz em si para vencer qualquer obstáculo para surja, tanto interna quanto externamente. Essa é a força solar que Leão traz. Lembre-se: você é foda.

A Lua Nova é um momento de introspecção, hora de dar aquela silenciada, de buscar aquele silêncio. Logo, fica aí a dica pra vocês nessa semana. Use a energia da lunação que inicia para firmar as suas intenções para o ciclo que se inicia. Se me permite um conselho, olhe para a sua zona de conforto e o que te mantém nela. Veja o que faz sentido e direcione sua intenção para levar apenas o que cabe na vida que você quer. Isso soa como um clichê hoje em dia, mas os clichês tem seu papel na formação da psique humana.

“A astrologia é uma ferramenta tão incrível para o dia-a-dia porque nos permite conhecer as energias dominantes e nos adaptar a elas. É sempre mais fácil remar a favor da maré”

Na terça, dia 21, temos um dia de Lua em Leão, aquela Lua gostosa de ser vivida em presença. Os humores podem dar uma oscilada por conta do aspecto da Lua com Urano – cuidado com o orgulho. Nada de tomar decisões precipitadas. Vale reparar nos padrões que vem se repetindo e – por que não? – chamar aquele velho amigo para conversar sobre. Tenho pra mim que o peso dividido é mais leve de carregar. Não precisamos dar conta de tudo sozinhas e o sêxtil de Vênus com a Lua traz um ar de disponibilidade, de ajuda mútua, de suavidade. A Lua fica fora de curso às 21h28min até a noite do dia seguinte.

Começamos a quarta com o Sol entrando em Leão, às 5h38min. Um abraço apertado com todo amor em todas as leoninas! O Sol entrando em Leão é como um raio de sol atravessando as nuvens carregadas de chuvas. É sinal de uma energia mais extrovertida, mais carregada de vida, de prazer, de presença. Sol em Leão com a Lua fora de curso é convite pra invocar a criança interior, na certa! O que você gostava de fazer quando criança? O que gostava de comer? De assistir? Chama sua criança pra ser sua companheira nesse dia. Se tem alguém que sempre nos acompanhará nessa vida é ela: ela merece ser tratada com carinho, respeito e reconhecimento. Se programe para deixar o dia de quarta o mais leve possível, sem grandes responsabilidade e tarefas grandes para cumprir. A LFC traz aquela preguiça e as coisas não saem exatamente como o esperado, correndo o risco de serem revistas depois. A astrologia é uma ferramenta tão incrível para o dia-a-dia porque nos permite conhecer as energias dominantes e nos adaptar a elas. É sempre mais fácil remar a favor da maré. Às 20h41min, a Lua entra em Virgem.

A quinta amanhece com a Lua em Virgem, boa pra dar uma organizada na vida. Virgem é um signo mutável, adaptável, características que são muito bem vindas neste ano de 2020. Junto a energia cardinal, aquela de início, que tá forte no céu, é um bom dia pra limpar a vida do que não tá cabendo mais nela. Isso pode ser em nível físico, emocional, mental e prático, viu? A Lua faz aspecto harmônico com Urano, que vem fazendo um trabalho lindo e necessário de consciência terrena em Touro. A gente guarda tanta coisa que não precisa, que não usa, que nem mexe há anos… e pra que? Lembre-se que a lunação é em Câncer e fala do apego emocional. Abra espaço, porque quando fazemos isso, outras coisas podem entrar.

Na sexta, a Lua em Virgem quadra Vênus em Gêmeos, que vem fazendo aspecto tenso com Netuno. Vênus é conhecido como o planeta do amor e comumente relacionado aos relacionamentos. De fato o é. Mas vai além: é o planeta dos nosso valores mais profundos, aquilo que amamos. O que amamos é o que nos define. E o que vem te definido? De onde vem os valores essenciais? Eles têm te libertado ou sufocado? Já parou pra questioná-los? Pra se perguntar se eles são seus mesmos ou herança de uma colonização? Há perguntas que morremos de medo de fazer pelas respostas. Mas são essas respostas que nos levam a uma evolução genuína. E é essa evolução genuína que Júpiter, Plutão e Saturno querem ver. Não cabe superficialidade aqui. A Lua também faz trígono com os nosso queridões e pode ser mais fácil ter um panorama completo do que vem nos acontecendo. Lua fora de Curso de 20h08min às 22h54min, quando entra em Libra.

Sábado de Lua em Libra! Um sábado para trocar, reconhecer e abraçar a beleza de que somos seres coletivos e que o outro tem muito a nos acrescentar. As trocas humanas são fundamentais para nossa construção pessoal. É através delas que conhecemos mundos e abandonamos outros, que acessamos lugares em nós que nem sabíamos que existiam. Tudo muito essencial mas que também pede atenção. São as trocas que trazem nossas sombras em forma de projeção. O outro é um grande espelho – outro grande clichê. Mas que reflexo você seu você tem visto refletido no próximo?

Caroline Borges
Caroline Borges

Jornalista, comunicadora, terapeuta energética e astróloga em eterna construção pela vida. Trago saberes e incentivo sonhos no @ocosmosevoce.